Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia a segunda fase da Operação Marca-passo •

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Polícia Federal inicia a segunda fase da Operação Marca-passo •

A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (5), a 2ª fase da Operação Marca-passo, que investiga esquema de corrupção destinado a fraudar licitações no Estado do Tocantins, tendo como objetivo a aquisição de equipamentos chamados OPMEs (órtese, próteses e materiais especiais) de alto valor agregado e grande custo para o sistema de saúde. O núcleo criminoso investigado nesta fase atuava especialmente na cidade de Araguaína (TO).

Cerca de 70 policiais federais cumprem 17 mandados judiciais, expedidos pela 4ª Vara Criminal Federal de Palmas – TRF1, sendo quatro mandados de prisão temporária, quatro mandados de condução coercitiva, duas medidas cautelares diversa de prisão e sete mandados de busca e apreensão, nas cidades de Palmas (TO), Araguaína (TO) e Belém (PA).

A investigação teve início quando os sócios de uma empresa de produtos médicos e hospitalares foram presos, em flagrante, por terem, na qualidade de proprietários da empresa, fornecido à Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais com prazos de validade de esterilização vencidos.

No decorrer das investigações, veio à tona um vasto esquema de corrupção destinado a fraudar licitações no Estado do Tocantins mediante o direcionamento de processos licitatórios. O esquema engendrado possibilitava o fornecimento de vantagens ilícitas a empresas, médicos e empresários do ramo, bem como a funcionários públicos da área de saúde.

As pessoas investigadas responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de corrupção passiva e ativa, fraude à licitação, associação criminosa, dentre outros.

O nome da operação é uma alusão a um dos itens mais simbólicos e conhecidos da área de cardiologia, o marca-passo. Esse era um dos itens que integravam alguns dos editais fraudados em procedimentos licitatórios na área de cardiologia na rede pública de saúde do Estado do Tocantins.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.