Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em São Luís, sessões de julgamento de 2018 começam nesta segunda (22)

sábado, 20 de janeiro de 2018

Em São Luís, sessões de julgamento de 2018 começam nesta segunda (22)

Começam, nesta segunda-feira (22), as sessões de 2018 do Tribunal do Júri de São Luís. O primeiro julgamento do ano será de Valter Luiz Bastos Cantanhede, um dos acusados de sequestrar, torturar e assassinar a tiros, além de carbonizar e ocultar o cadáver do ex-prefeito de Poção de Pedras (MA), Raimundo Mota da Silva, conhecido por Borges. O crime aconteceu no dia 17 de setembro de 1992, no Conjunto Paranã, próximo ao Maiobão (Paço do Lumiar), e, na época, a vítima estava afastada do cargo de prefeito por decisão judicial.

A sessão de julgamento, que começa às 8h30, no salão da 2ª Vara do Tribunal do Júri, localizado no primeiro andar do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), será presidida pelo juiz Gilberto de Moura Lima. Os outros dois acusados pelo crime – Cosme José Teixeira Maciel e Rogério Furtado de Sousa – foram condenados a 28 anos e 15 dias de reclusão, em setembro do ano passado, e tiveram as prisões decretadas. Valter Luiz Bastos Cantanhede não foi julgado na mesma sessão devido a problemas de saúde e o seu julgamento foi remarcado para esta segunda-feira (22). A motivação do assassinato seria, conforme o Ministério Público, impedir o retorno de Raimundo Mota da Silva ao cargo de prefeito e efetivar Francisco de Alencar Sampaio como prefeito.

Ainda em janeiro, o 2º Tribunal do Júri também julgará Alan Vagner Souza Guterres e Luiz César de Jesus Silva Sousa (dia 24); Pablo dos Santos (dia 26) e Igor Leonardo Matos Viegas, José Altino Ferreira Lindoso e Valmir Correa Costa Júnior (dia 30). O titular da 4ª Vara do Júri, juiz José Ribamar Goulart Heluy Júnior, presidirá o julgamento de Francisco dos Reis Veras (dia 29) e Paulo Santos Sousa (dia 31).

Sessões 

Já em fevereiro, 20 acusados por crimes de homicídio e tentativas de homicídios serão julgados pelo Júri Popular, no 1º e 2º Tribunais do Júri. A 1ª e 3ª Varas do Júri iniciarão as sessões no mês de março.

Serão levados a julgamento em fevereiro, pelo 2º Tribunal do Juri, Wernnedy Marinho Cardoso e Ywry Greisson Câmara Viana (dia 1º); Luís Carlos Rodrigues Leite (dia 5); Boaventura Francisco de Oliveira e Marcos Severino da Silva (dia 7); Maria Sônia Diniz Campos (dia 9); Márcio de Jesus Mendes (dia 19); Diogo Dionne Nascimento de Sousa e João Paulo Nascimento Costa (dia 21); Jefferson Antônio Gomes da Silva (dia 23); Fábio Coelho dos Santos, Wemerson Ribeiro Lopes e Wallace Dean Santos Rocha (dia 27).

Os jurados do 4º Tribunal do Júri julgarão Wytamar Costa da Silva (dia 5); Edivaldo Gomes Rodrigues Júnior e Hulex Sodré Carvalho (dia 7); Marcos Paulo Nascimento (dia 19); Carlos Diego Silva dos Santos (dia 21); Taylson César Silva Costa (dia 26) e Wedson Marcos Ferreira (dia 28).

O Tribunal do Júri é competente para o julgamento de crimes dolosos contra a vida. No ano de 2017, as quatro varas da capital realizaram cerca de 340 sessões de julgamento. Em São Luís, as sessões começam às 8h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, nos salões localizados no primeiro andar do Fórum Des. Sarney Costa.

(Informações do TJ-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.