Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Na Região Metropolitana de São Luís, Informações anônimas de crimes passam de 21 mil em 2017

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Na Região Metropolitana de São Luís, Informações anônimas de crimes passam de 21 mil em 2017

Imagine a seguinte situação. você descobre que seu vizinho é um criminoso de alta periculosidade, foragido da Justiça e, além de tudo isso, amigo de seus parentes e amigos bem próximos a você. Sendo assim, você decide informar a localização do criminoso, mas será que faria isso se tivesse que se identificar?  É nesse momento que surge a delação anônima, uma eficiente ferramenta a serviço da sociedade. Importância que se evidência na criação e implementação, cada vez maior, na finalidade do Disque-Denúncias do Maranhão.

Sendo assim, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão instaloi o serviço do Disque-Denúncia especializado em auxiliar o combate aos crimes contra a segurança pública e contra todas as esferas do meio social. O setor trabalha recebendo as informações que são analisadas e encaminhadas aos órgãos competentes direcionados a cada situação especifica.

Os relatos que chegam pelo serviço 190 do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e no Disque-Denúncia estão sendo fundamentais na execução de prisões de criminosos, apreensões de drogas, armas, na elucidação de crimes, a exemplo homicídios, latrocínios e estupros.

Em 2017, foram contabilizadas 21.985 informações anônimas em toda a Região Metropolitana de São Luís, incluindo os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Outro destaque foi o aumento nos números de informações de tráfico de entorpecentes que, em 2016, chegou a 38% e, em 2017, o número passou para 49%. Desse total, apenas a capital maranhense recebeu 79% das informações.

No ranking das informações em 2017, ainda estão maus-tratos (5%), barulho (4%), localização de foragidos, roubo e furto, violência contra o idoso, homicídio consumado, maus-tratos contra animais (3%), estelionato (2%) e outros crimes (23%).

Com apoio da sociedade, as polícias desencadeiam ações baseadas em informações anônimas que são apuradas. A toda informação que chega à Central é dado um encaminhamento sigiloso. A população pode confiar, ter paciência e insistir nas informações, pois o sigilo do informante é garantido pelo setor do Disque-Denúncia do Maranhão.

(Informações da SSP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.