Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal identifica líder de quadrilha de assaltantes no Espírito Santo

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Polícia Federal identifica líder de quadrilha de assaltantes no Espírito Santo

A Polícia Federal iniciou, hoje (22), a Operação Yellow, cumprindo mandado de prisão contra André Órfão dos Santos, identificado como líder da quadrilha que tentou assaltar um carro-forte na área restrita do Aeroporto de Vitória, em 3 de janeiro de 2017, e que, atualmente, encontra-se preso no Rio de Janeiro. Também foi identificado Marcos Romualdo Fernandes de Souza, que está foragido.

Na ocasião da tentativa de roubo, o grupo criminoso entrou no Aeroporto por meio do trecho em obras na Avenida Adalberto Simão Nader em uma caminhonete pintada de amarelo com adesivos da Infraero, mas foi percebida por uma equipe de segurança interna que, de imediato, alertou as demais e iniciou-se a perseguição. Na fuga, os criminosos abandonaram o veículo, no qual foi encontrado um carregador de fuzil calibre 7,62 com munição, demonstrando que eles estavam fortemente armados.

Logo nas primeiras diligências, foi apurado que um funcionário da empresa responsável pelo carro-forte havia sido sequestrado na noite anterior,  com sua esposa e filha menor de idade, sendo-lhe determinado pelos sequestradores que facilitasse a ação da quadrilha no momento do transporte do dinheiro.

Após a tomada dos depoimentos das vítimas do sequestro e das perícias efetuadas no veículo abandonado e no cativeiro, foram realizadas diversas diligências que comprovaram que o Santos liderou a ação criminosa. O investigado foi indiciado pelos crimes de extorsão mediante sequestro, dano qualificado, atentado contra a segurança de transporte aéreo, associação criminosa armada, uso indevido de logotipos da Administração Pública, porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito e tentativa de roubo qualificado, cujas penas máximas somadas totalizam 54 anos de reclusão.

Também foi identificado Marcos Romualdo Fernandes de Souza, que, usando documento com nome falso, alugou residência no Bairro Barcelona, no município de Serra, que foi utilizada como cativeiro para o sequestro. Foi cumprido mandado de busca e apreensão no Rio de Janeiro para sua captura, mas Souza não foi localizado e permanece foragido.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.