Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal desarticula quadrilha especializada em assalto a cargas no Pará

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Polícia Federal desarticula quadrilha especializada em assalto a cargas no Pará

A Polícia Federal iniciou, nesta quarta (7/2), a Operação Looters, que tem como objetivo desarticular quadrilha especializada em assalto a cargas transportadas por caminhões dos Correios, notadamente entre os municípios de Goianésia do Pará e Tucuruí (PA), na PA-263. Ao todo, foram cumpridos 10 mandados judiciais, todos na cidade de Tailândia (PA), sendo quatro mandados de prisão temporária, dois de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão. As ordens judicias foram expedidas pela Justiça Federal do Pará.

As investigações começaram em fevereiro do ano passado e avançaram durante o ano, quando a quadrilha praticou vários roubos, os quais permitiram concluir que se tratava do mesmo bando de criminosos. Quase sempre à luz do dia e no mesmo local da PA-263, os caminhões eram interceptados, os motoristas rendidos com o uso de armas de fogo, e os veículos eram levados para uma vicinal, onde as cargas eram saqueadas. Os assaltantes selecionavam os objetos que iriam subtrair e, geralmente, levavam bens de valor agregado como telefones celulares, máquinas fotográficas e outros itens que podem ser revendidos facilmente no mercado paralelo.

De acordo com os levantamentos, o bando foi responsável por mais de seis assaltos a cargas na região de Goianésia do Pará (PA) e Tucuruí (PA), produzindo um prejuízo de mais de R$ 100 mil aos Correios.

O grupo responderá pelos crimes de associação criminosa e roubo majorado pelo uso de arma de fogo e pela restrição de liberdade dos motoristas dos caminhões. Ao todo, as penas pelos crimes investigados podem alcançar mais de 30 anos. Os presos serão encaminhados para presídios da cidade de Tucuruí (PA), onde ficarão à disposição da Justiça Federal.

O nome da operação é uma alusão aos saqueadores do passado que aterrorizavam pequenas cidades isoladas da Europa.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.