Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Ventura combate fraudes previdenciárias na Bahia

quarta-feira, 21 de março de 2018

Operação Ventura combate fraudes previdenciárias na Bahia

A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (21/3), a Operação Ventura com o objetivo de desarticular grupo criminoso que, desde 2008, vinha fraudando benefícios previdenciários de diversas espécies, em municípios baianos. Estima-se que as fraudes já provocaram o prejuízo de mais de R$ 11 milhões aos cofres públicos.

Policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Mascote e Itabuna, no sul da Bahia. A operação conta com a participação de servidores da Representação da Coordenação de Inteligência Previdenciária da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda.

As investigações foram iniciadas em meados de 2017 e permitiram constatar que funcionários da Prefeitura de Mascote inseriam vínculos empregatícios falsos, por meio de Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social, no intuito de criar tempo de serviço fictício e, com isso, obter benefícios previdenciários.

Os investigados responderão pela prática dos crimes de estelionato qualificado (Artigo 171, § 3º, do CPB) e inserção de dados falsos em sistema de informações (Artigo 313-A do CPB).

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.