Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação para coibir fraudes no Sistema DOF no Amapá

terça-feira, 6 de março de 2018

Polícia Federal inicia operação para coibir fraudes no Sistema DOF no Amapá

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, iniciou, na manhã desta terça-feira (6/3), a Operação Falsum Virtual*, que investiga atos ilícitos praticados pelo superintendente do Ibama no Amapá em benefício de empresa madeireira do Estado.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, sendo um na residência do investigado e outra na sede do Ibama-AP, ambos em Macapá (AP).

O servidor é suspeito de inserir dados falsos no Sistema de Documento de Origem Florestal (DOF), utilizando computadores do próprio órgão. O DOF constituí licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa e contém as informações sobre a procedência desses produtos.

Ainda de acordo com as investigações, o atual superintendente do Ibama tem dificultado a realizações de ações conjuntas entre o órgão ambiental, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, por meio de atos ordinatórios, atrapalhando as investigações em curso.

O investigado poderá responder pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informação e obstrução de investigação que envolve organização criminosa. Se condenado, poderá cumprir pena de até 20 anos de reclusão.

*O nome da Operação vem do latim, em alusão à falsa inserção de dados em sistema virtual.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.