Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga desvio de recursos no sistema prisional do Rio de Janeiro

terça-feira, 13 de março de 2018

Polícia Federal investiga desvio de recursos no sistema prisional do Rio de Janeiro

A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (13/3), a Operação Pão Nosso, com o objetivo de investigar o desvio de recursos públicos e pagamento de vantagens indevidas em razão de contratos firmados por empresas do ramo alimentício com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-RJ). A operação é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF-RJ), Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) e da Receita Federal do Brasil (RFB).

Cerca de 120 policiais federais e servidores da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MPF-RJ, do MP-RJ, e da RFB cumprem 14 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária e 28 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal-RJ. A ação ocorre nos municípios do Rio de Janeiro (RJ), Mangaratiba (RJ) Niterói (RJ), Duque de Caxias (RJ) e Araras (SP).

As investigações, iniciadas há cerca de seis meses, indicaram a possível participação no esquema de um ex-secretário de Administração Penitenciária e de um delegado de polícia, diretor do Departamento de Polícia Especializada.

Os presos serão indiciados por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, entre outros.

O nome da operação faz alusão aos pães feitos pelos detentos sob custódia da Seap, cujo contrato para fabricação também teria sido utilizado para desviar recursos públicos.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.