Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Preservação da identidade de crianças e adolescentes é tema de Recomendação em Presidente Dutra

quarta-feira, 7 de março de 2018

Preservação da identidade de crianças e adolescentes é tema de Recomendação em Presidente Dutra

No dia 1º de março, a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Presidente Dutra expediu Recomendação para a imediata retirada de conteúdo jornalístico que contenha nomes, fotos ou qualquer outra identificação de crianças e adolescentes a quem se atribua prática de ato infracional.

Formulada pelo promotor de Justiça Rosalvo Bezerra de Lima Filho, a manifestação ministerial é direcionada a todos os profissionais da imprensa, a exemplo de jornalistas, radialistas e blogueiros.

Além de nomes e fotografias, deve ser evitada a divulgação de apelido, filiação, parentesco, endereço e iniciais do nome e sobrenome. Também não devem ser registradas imagens de suspeitos de cometimento de ato infracional, no momento da apreensão, ou nas delegacias.

A Recomendação foi baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante os direitos à intimidade, à imagem e à reserva da vida privada de crianças e adolescentes em situações de risco, vexatórias, degradantes ou que gerem algum tipo de constrangimento.

(Informações do MP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.