Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: “Propaganda é bonita, mas realidade é cruel”, diz Zé Reinaldo sobre gestão Flávio Dino

terça-feira, 6 de março de 2018

“Propaganda é bonita, mas realidade é cruel”, diz Zé Reinaldo sobre gestão Flávio Dino

O Maranhão tem tudo para ser um Estado desenvolvido, pujante, líder de desenvolvimento na região, uma terra de oportunidades, mas não é. A nossa realidade atual está muito longe do que poderíamos ser, do que tanta gente sonhou, e se empenhou. As estatísticas do IBGE estão aí para mostrar que a propaganda é bonita, mas nossa realidade é cruel. Somos o Estado brasileiro mais atrasado do país com os piores indicadores sociais, com consequências terríveis para o nosso povo.

E os governantes e grande parte das nossas elites precisam aceitar essa realidade e que não pode querer fazer um jogo político com isso. A saída, para que não se discuta o assunto a sério, é jogar a culpa em um grupo político, ao invés de chamar todos para somar esforços e encontrar a solução. Se continuarmos esse discurso sem sentido de que nós somos o “bem” e os adversários-eles- são o “mal” e continuar a politizar assunto tão sério, só vamos retardar as medidas que teremos que tomar. Isso é apenas um escapismo fácil para tirar a nossa responsabilidade, afinal isso vai nos dar um discurso que funciona durante um certo tempo, mas, no melhor da festa, vem o IBGE com as estatísticas que mostram que, na verdade, estamos é piorando e nos afastando de todos os outros Estados, que estão melhores do que nós.

Assim, temos futuro? Nenhum, pois a desigualdade aumenta, a pobreza aumenta, a educação piora, e, na verdade, não pode melhorar por mais que se esforcem os responsáveis porque, para que isso tivesse êxito, seria preciso mexer nas causas primárias formadoras de nossa pobreza, e nada foi feito que permitisse mudar as coisas.

Na verdade todos nós, que estivemos no governo e não resolvemos, somos igualmente responsáveis porque não aplicamos políticas que fossem focadas nos centros geradores de nossa pobreza e que fossem, ao mesmo tempo, permanentes.

Assim, hoje, além da terrível realidade de termos mais de 50% de nossas famílias sobrevivendo precariamente graças a esse programa imprescindível que é o Bolsa-Família, temos mais um dado gritante e vergonhoso que derruba todo a nossa propaganda.

O IBGE publicou o Rendimento Mensal Domiciliar Per Capita, por Estado. O que é isso? É a soma dos rendimentos de todos as pessoas que moram na mesma casa, ou seja, todo o dinheiro que entra na casa, em salários, pensões, aposentadorias, bolsas de estudo, aluguéis, rendimentos de poupança, e outros, dividido pelo total de moradores da residência, incluindo crianças e outras pessoas sem qualquer fonte de renda. E os valores são nominais, sem descontar a inflação do período.

E aí regredimos muito, pois, quando deixei o governo, havia dois Estados piores que nós, pois estávamos melhorando rapidamente. Vejam que o salário mínimo é de 937 reais e no Maranhão a renda de todas as pessoas da casa, não de uma pessoa, é de 597 reais quase a metade de um salário mínimo. E, para evidenciar ainda mais a nossa incúria, as famílias de Alagoas que vêm em seguida têm 658 reais, as do Pará 715 reais, e salve, salve, as do Piauí 750 reais, ou seja, 153 reais a mais que as do Maranhão. Estamos ficando para trás, rapidamente.
A maior do Brasil é a do DF com 2.548 reais e a do Rio em crise total é de 1.445 reais.

Será que isso não tem solução? Tem sim, e eu e outras pessoas, estamos trabalhando em um projeto já aplicado com absoluto sucesso em outras partes do mundo, que nos remete a um caminho seguro para mudarmos esse estado de coisa.

Esse projeto ficará pronto na terça0feira próxima e, em breve, será apresentado. Essa união nos dá muita esperança.

(Informações do Blog do Gilberto Léda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.