Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal desarticula quadrilha responsável por roubos em São Paulo

terça-feira, 3 de abril de 2018

Polícia Federal desarticula quadrilha responsável por roubos em São Paulo

A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (3/4), a Operação Reembolso, que investiga grupo criminoso que atuava no interior de São Paulo, em roubos e furtos em agências dos Correios, supermercados, lotéricas, postos de gasolina, além de outras empresas que possuíam cofres para guarda de valores.

Mais de 100 policiais federais estão cumprindo dois mandados de prisão preventiva, 11 mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de Urânia, Aparecida d’Oeste, Araçatuba e Birigui. Uma servidora dos Correios de Urânia (SP), suspeita de repassar informações privilegiadas ao grupo, também foi presa temporariamente.

As investigações começaram a partir de um roubo que aconteceu na agência dos Correios de Urânia (SP), em janeiro de 2016. Na ocasião, dois homens armados renderam os funcionários e roubaram toda a quantia que estava depositada no cofre da agência postal. A partir desse roubo, de competência federal, a PF iniciou as investigações e identificou núcleos de criminosos nas cidades de Araçatuba e Birigui, que mantinham contatos com comparsas da região de Jales (SP). No decorrer das investigações, outras ações criminosas do grupo foram identificadas nas cidades de Nipoã, Aparecida d’Oeste, Urânia, Araçatuba e Birigui (SP).

A PF identificou crimes contra os Correios, mas postos de gasolina, lotéricas e supermercados também foram alvos dos criminosos. A agência dos Correios de Urânia (SP) foi alvo do grupo em, pelo menos, três ocasiões desde o início das investigações. Na última tentativa de ação dos criminosos nos Correios de Urânia, em outubro de 2017, eles foram surpreendidos por equipes da PF e da PM. Houve resistência e troca de tiros, que terminou com a morte de um e a prisão de outros três criminosos. Outros três indivíduos foram identificados posteriormente e estão sendo presos hoje.

Os presos responderão, na medida de sua culpabilidade, pelos crimes de furto e roubo qualificado, associação criminosa armada, tentativa de homicídio dentre outros crimes. Os detidos, com todo o material apreendido nas buscas, serão encaminhados para a sede da Polícia Federal em Jales (SP) para serem ouvidos pela autoridade policial. Posteriormente, eles serão conduzidos à Cadeia Pública de Santa Fé do Sul (SP), onde permanecerão à disposição da Justiça Federal de Jales (SP).

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.