Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Barco à deriva com imigrantes é resgatado no Maranhão

domingo, 20 de maio de 2018

Barco à deriva com imigrantes é resgatado no Maranhão

Uma embarcação, com 25 imigrantes à deriva, foi resgatada na noite desse sábado (19), próximo ao município de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís. A informação é da Capitania dos Portos.

Foram encontrados estrangeiros vindos do Senegal, Nigéria e Guiana, além de dois brasileiros, de acordo com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Maranhão.

O capitão Dutra, da Capitania dos Portos, informou que os brasileiros seriam coiotes – pessoas que transportam imigrantes ilegais em troca de dinheiro. A Polícia Federal investiga se houve crime no transporte dessas pessoas ao país e vai avaliar a situação jurídica delas no Brasil.

Segundo a Capitania dos Portos, os imigrantes estariam há 35 dias à deriva no mar quando foram encontrados por pescadores cearenses, que trouxeram o grupo até o litoral maranhense.

O barco foi rebocado e, ao chegar ao cais de São José de Ribamar, equipes do Corpo de Bombeiros, do governo do Maranhão e das polícias Federal e Militar recolheram as primeiras informações com os imigrantes.

O grupo recebeu atendimento médico na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Bairro Araçagi, em São José de Ribamar. Em seguida, eles foram encaminhados ao Ginásio Costa Rodrigues em São Luís, onde receberam refeições e estão alojados por tempo indeterminado.

(Informações do Portal Globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.