Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Interpol e Banco do Brasil firmam acordo de cooperação

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Interpol e Banco do Brasil firmam acordo de cooperação

A Interpol e o Banco do Brasil, com apoio e mediação da Polícia Federal, assinaram acordo de cooperação e compartilhamento de informações relacionadas a crimes cibernéticos. A parceria público-privada, consolidada em 7 de maio de 2018, objetiva estabelecer um fluxo contínuo de dados relacionados a ameaças virtuais e proporcionará o fortalecimento das atividades de segurança cibernética adotadas pela Interpol e seus 192 países-membros.

A partir do acordo assinado, o Banco do Brasil torna-se a primeira instituição financeira das Américas a integrar um seleto grupo de empresas que irão compartilhar informações com a maior e mais importante organização policial internacional. Com a parceria, o Banco do Brasil poderá enviar funcionário ao Complexo Global para Inovação da Interpol, em Singapura, local onde irá trabalhar ao lado de especialistas de empresas do ramo tecnológico e financeiro, além de policiais dos países-membros da organização.

Durante solenidade realizada no Escritório Central Nacional da Interpol, em Brasília, para apresentação do acordo, o presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli, celebrou o processo de reconhecimento do banco como primeira instituição financeira das Américas e terceira do mundo a firmar parceria com a Interpol. Caffarelli ressaltou, ainda, que o banco já desempenha funções colaborativas com a Justiça brasileira e a Policia Federal, e, com a assinatura do convênio, serão desenvolvidas soluções de tecnologia de informação e ferramentas estratégicas destinadas a prevenir e combater crimes cibernéticos.

O diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro – que, também, é delegado para as Américas do Comitê Executivo da Interpol – destacou a importância de ampliar e intensificar a cooperação com o Banco do Brasil, no combate aos crimes cibernéticos e no desenvolvimento de novas tecnologias de segurança. Galloro enfatizou que o acordo é um passo importante do Brasil na expansão de suas atividades no âmbito internacional.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.