Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Civil prende quadrilha que desviou R$ 784 mil de recursos da empresa Acqua

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Polícia Civil prende quadrilha que desviou R$ 784 mil de recursos da empresa Acqua

A Polícia Civil do Maranhão desencadeou nas primeiras horas da manhã dessa quinta-feira (3), por volta das 6 horas, uma megaoperação, que culminou na prisão de cinco pessoas.

Os suspeitos foram presos por desvios de recursos. O delito criminoso envolveu um funcionário da empresa Acqua. 

O acusado João Victor Santos Pinheiro desviou recursos oriundos de contratos e verbas. Os desvios começaram em outubro de 2017, tendo o grupo desviado cerca de 784 mil reais da empresa Acqua.

A empresa Acqua onde trabalhava o acusado João Victor era responsável por gerir a gestão de contratos de oito hospitais. O funcionário da empresa João Victor Santos Pinheiro desviou, de outubro de 2017 a fevereiro de 2018, cerca de 784 mil reais.

O delegado da Delegacia de Roubos e Furtos, Thiago Dantas, informou que a empresa Aqua, ao perceber os desvios ilícitos, desligou o funcionário. A empresa reuniu todas as informações e formulou a queixa na delegacia, onde foi instaurado o inquérito pela Polícia Civil.

A quadrilha era formada pela mãe de João Victor, identificada por Franciane Santos Pinheiro; a namorada dele, Larissa dos Santos Mota; e, ainda, Gabriel Pinto Viana, e Marcelino Almeida dos Santos.

Eles criaram uma empresa-fantasma para a transferência dos recursos. Essa empresa transferiu valores para uma concessionária de veículos, sendo que os veículos foram comprados para outras pessoas, entre elas, o de Larissa, de Francine, de Gabriel Pinto Viana, e de Marcelino Almeida dos Santos.



Cumpridos mandados de prisão e de buscas e apreensão

As informações dão conta de que a quadrilha usava os desvios em outras formas para despistar e fazer a lavagem de dinheiro. O grupo inseria esses valores em uma atividade comercial, na revenda de cosméticos. Eles se passavam por empresários bem-sucedidos. A quadrilha comprou veículos, joias e mercadorias.

Eles ostentavam muito os valores desviados. Ao todo, foi cumprido cinco mandados de prisão preventiva, mandados de busca e apreensão. Foi realizado, ainda, o bloqueio de todas as contas bancárias dos envolvidos e, também, o sequestro de todos os veículos adquiridos com o dinheiro desviado de forma ilícita.

Até o momento, o delegado Thiago Dantas Freitas da DRF repassou que “foram presas cinco pessoas e apreendidos quatro veículos, sendo procurados outros dois veículos de luxo.

A Policia Civil ainda continua nas investigações, no sentido de identificar e prender os demais envolvidos na ação criminosa. Os envolvidos foram autuados pelos crimes de furto qualificado realizado pela organização criminosa, que envolvia a lavagem de capitais.

 As prisões foram idealizadas pela Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), os quatro Saisp e demais distritos. Participaram 11 delegados e cerca de 30 policiais civis”, destacou.

(Informações da SSP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.