Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate fraudes previdenciárias no Pará

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Polícia Federal combate fraudes previdenciárias no Pará

 A Polícia Federal, com o apoio do Núcleo de Inteligência Previdenciária (Nuinp), iniciou, nesta sexta-feira (18/5), a Operação Espúrio* com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em fraudar benefícios previdenciários assistenciais (Loas), em Belém (PA).

Estão sendo cumpridos oito mandados judiciais, sendo quatro mandados de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão. A Justiça Federal também determinou a imediata suspensão de 16 benefícios previdenciários com fortes indícios de serem fraudulentos, cujo prejuízo estimado, conforme levantamento da Nuinp é de mais de R$ 2 milhões.

As investigações se iniciaram a partir de informação de que, nos endereços dos investigados, chegavam correspondências do INSS, referentes à benefício previdenciário Loas,  em nome de terceiros que não residiam em tais locais. O trabalho de inteligência policial detectou que tais benefícios teriam sido concedidos a pessoas fictícias e que a associação criminosa criava toda a documentação (RG, CPF, CTPS) inserindo alguns dos seus próprios dados pessoais na fraude. A documentação forjada servia para embasar o requerimento de benefício previdenciário no INSS.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa e estelionato previdenciário. Os presos serão encaminhados ao Sistema Prisinoal em Belém (PA), onde ficarão à disposição da Justiça Federal.

* Espúrio: adjetivo que vem do latim, mais concretamente do vocábulo “spurius”. Pode-se dizer que possui dois significados. Por um lado, refere-se a algo ou alguém que desde a sua origem se encontra degenerado por algum motivo. Por outro lado, trata-se de tudo que é enganoso, perverso, inautêntico ou falso em algum sentido.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.