Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate garimpo ilegal no Pará

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Polícia Federal combate garimpo ilegal no Pará

A Polícia Federal, em conjunto com o Ibama, ICMBio e as Forças Armadas, iniciou, nessa quinta-feira (3/5), a Operação Pajé Brabo, que teve o objetivo de coibir o funcionamento de garimpos ilegais. Na ação, os agentes inutilizaram seis máquinas de grande porte, que foram ilegalmente instaladas nesses locais de exploração, e autuaram garimpeiros. A operação ocorreu em terra indígena Munduruku, região situada ao sul do Estado do Pará, entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga.

A operação contou com quatro helicópteros, 23 policiais federais, sendo 18 do Comando de Operações Táticas (COT), além de diversos agentes de fiscalização dos outros órgãos que também participaram da operação.

A atuação policial se deu devido a uma determinação judicial criada a pedido de lideranças indígenas da região que sofrem com a degradação ambiental causada pela prática ilegal da exploração de minérios. Esse fato tem provocado a poluição de rios, causado doenças e produzido outros problemas sociais como prostituição e tráfico de entorpecentes.

O nome Pajé Brabo é uma referência à crença de algumas etnias indígenas de que determinada pessoa tem o poder de causar mal à comunidade e deve ser eliminada. As máquinas pesadas que destroem a vegetação e os rios representam este mal.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.