Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal desarticula grupo de tráfico interestadual de drogas

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Polícia Federal desarticula grupo de tráfico interestadual de drogas

A Polícia Federal desarticulou organização criminosa que pretendia remeter 10kg de skunk (maconha com alto teor de THC) de Manaus (AM) para João Pessoa (PB), utilizando como rota de transporte voos com escala no aeroporto internacional Tancredo Neves, em Confins (MG). Foram identificados cinco brasileiros que compõem o grupo.

As investigações tiveram início em 16/3/2018, com a prisão, em flagrante, de um casal de brasileiros, quando tentavam embarcar em voo para o Rio de Janeiro, portando 20kg de skunk em sua bagagem. Durante o interrogatório, ambos admitiram integrar uma organização criminosa especializada no tráfico de skunk por via aérea para diversos Estados brasileiros e que, naquela mesma data, uma brasileira havia embarcado em outro voo com destino a João Pessoa (PB).

A Polícia Federal conseguiu localizar a brasileira em um hotel próximo ao aeroporto de Confins (MG), pois havia perdido uma das conexões de seu voo. Ela não estava na posse de sua bagagem porque, ao perder o voo, teve sua mala extraviada. Admitiu, contudo, que havia sido paga para transportar a mala, negando saber qual o conteúdo transportado.

No dia 17/3/2018, a mala foi encontrada e entregue à Polícia Federal em Belo Horizonte pela empresa aérea. No interior da mala, foram encontrados 10kg de skunk. Não obstante, a brasileira não mais se encontrava em território mineiro.

Durante a instrução do inquérito policial, foi constatado que a dupla presa em Porto Velho (RO), além de realizar o transporte da droga apreendida, foi responsável pelo aliciamento da brasileira abordada em Confins (MG), bem como por intermediar o contato entre ela e os líderes da organização criminosa.

De igual modo, foram identificados dois outros brasileiros, que, supostamente, lideram o grupo criminoso e que teriam fornecido as drogas apreendidas e custeado as despesas com o transporte da droga apreendida em Belo Horizonte até João Pessoa (PB).

Os líderes do grupo criminoso foram localizados em Manaus (AM) e presos em cumprimento a mandados de prisão preventivos, expedidos pela Justiça do Estado de Rondônia.

Os investigados foram indiciados pela prática dos crimes de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico de drogas e organização criminosa, passíveis de penas de reclusão de 3 a 20 anos.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.