Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: MPF: Justiça determina multa a empresas de transporte em Imperatriz (MA)

domingo, 10 de junho de 2018

MPF: Justiça determina multa a empresas de transporte em Imperatriz (MA)

Após Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão, a Justiça Federal em Imperatriz (MA) determinou que, além da multa administrativa, seja aplicada multa de R$ 20 mil a empresas de transporte rodoviário interestadual em Imperatriz que descumprirem as normas que asseguram gratuidade e descontos a idosos e pessoas com deficiência.

De acordo com o MPF-MA, há um quadro de reiterado e sistemático descumprimento das normas que asseguram benefícios tarifários a idosos e pessoas com deficiência, a revelar a absoluta insuficiência das sanções pecuniárias impostas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para dissuadir as empresas descumpridoras de continuar a violar as normas.

Diante disso, a Justiça Federal acolheu integralmente pedido de tutela de urgência formulado pelo MPF-MA e determinou que as empresas cumpram as normas garantidoras de gratuidade e desconto a idosos e pessoas com deficiência, prestando o serviço inclusive para os trechos seccionados de sua linha, sob pena de, além da multa administrativa a ser aplicada pela ANTT, uma multa de R$ 20 mil por uma nova infração cometida. A ANTT, por sua vez, deve apresentar, trimestralmente, relatório com o nome das empresas rés que cometeram infrações.

A ação proposta pelo MPF-MA segue sua tramitação e pede também que sete empresas descumpridoras paguem indenização por danos morais coletivos.

(Informações do MPF-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.