Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate o tráfico de animais silvestres

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Polícia Federal combate o tráfico de animais silvestres

A Polícia Federal iniciou, nesta sexta-feira (15/6), a Operação Horizonte com o fim de combater o tráfico de animais silvestres. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco na cidade de São Paulo e um em Presidente Prudente. Até o momento, foram apreendidos 20 pássaros, duas tartarugas e diversas anilhas de identificação e aves com suspeitas de adulteração ou falsificação.

O inquérito policial teve início em abril de 2017, após a entrega, na PF, de pássaros trinca-ferro e coleirinha, apreendidos pela Polícia Militar Ambiental de SP num estabelecimento comercial em SP/Capital. Após a perícia, foi constatado que as aves estavam com anilhas do Ibama falsificadas ou adulteradas. As anilhas são expedidas pelo Ibama e possuem números únicos, para que se possa identificar os animais. As investigações se direcionaram para identificar os responsáveis e possíveis conexões entre eles.

Na data de hoje, foram cumpridos mandados em locais de responsabilidade de criadores amadores suspeitos de vender as aves, o que é proibido pela legislação e, ainda, de criadores que sequer tinham autorização do Ibama para essa atividade. Os animais foram encaminhados para o Parque Ecológico do Tietê, onde uma perita criminal federal se encontra fazendo uma análise preliminar dos animais que permanecerão naquele local. Será verificada a possibilidade de reintrodução na natureza.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de manutenção de animais silvestres em cativeiro sem licença ou autorização, com penas de detenção de 6 meses e 1 ano de detenção e falsificação de selo ou sinal público, com penas de 2 a 6 anos de reclusão.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.