Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate organização criminosa voltada para crimes de corrupção em Minas Gerais

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Polícia Federal combate organização criminosa voltada para crimes de corrupção em Minas Gerais

A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (7/6), a Operação Obra Nossa para combater organização criminosa voltada para crimes de corrupção no interior de Minas Gerais, por meio de fraudes a procedimentos licitatórios, desvio de verbas públicas e superfaturamento em obras na Prefeitura de Itabirinha (MG).

Estão sendo cumpridos 11 mandados judiciais de busca e apreensão, os quais objetivam colher esclarecimentos e provas das práticas delitivas de associação criminosa, fraude a licitação, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, entre outros.

As fraudes foram descobertas a partir de investigação em algumas empresas do ramo da construção civil que, apesar de terem milionários contratos com a Prefeitura de Itabirinha (MG), estavam registradas em nome de laranjas, não possuíam sede física nem funcionários registrados — fortes indícios de que poderiam ser empresas-fantasmas.

O aprofundamento nas investigações evidenciou que os procedimentos licitatórios eram direcionados a certas empresas envolvidas. Após a prefeitura realizar o pagamento de faturas das obras contratadas, parte do dinheiro era destinado a agentes públicos ocupante dos mais altos cargos da Administração Pública do município, todos integrantes de uma mesma família.

O nome da operação faz alusão ao fato de os principais investigados serem da mesma família e estarem envolvidos com execuções de obras fraudulentas no município citado.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.