Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia 2ª fase da Operação Mimetismo

terça-feira, 26 de junho de 2018

Polícia Federal inicia 2ª fase da Operação Mimetismo

A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (26/6), a 2ª fase da Operação Mimetismo com o objetivo de desarticular organização criminosa que vinha fraudando benefícios previdenciários no Ceará e em Belém (PA).

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão: um em Caucaia (CE), três em Belém (PA); e três mandados de prisão preventiva: dois no Estado do Pará e um no presídio, onde já se encontra recolhido o chefe da organização criminosa.

 Participaram da operação 16 policiais federais para o cumprimento dos mandados expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal no Ceará. Também foi determinado o sequestro dos valores nas contas bancárias, bem como o bloqueio dos benefícios tidos como fraudulentos.

As investigações começaram em atuação conjunta da Força-Tarefa Previdenciária, formada pela Polícia Federal e pela Coordenação de Inteligência Previdenciária no Ceará. Constatou-se na primeira fase da Operação Mimetismo, em janeiro de 2018, que os integrantes haviam fraudado 103 benefícios previdenciários e 20 contas bancárias que teriam movimentado valores decorrentes de pagamentos efetuados indevidamente pelo INSS. Durante as investigações, verificou-se um prejuízo de R$ 7,6 milhões e projeção de dano em torno de R$ 9,4 milhões.

Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato previdenciário, associação criminosa, falsificação de documento público e particular, falsidade ideológica, uso de documentos falso e lavagem de dinheiro.

A operação foi batizada de Mimetismo, designação que se refere à habilidade que alguns seres possuem de se camuflar, objetivando se esconder de seus predadores. No caso, o alvo principal vinha sendo investigado em vários inquéritos policiais no Ceará e no Pará.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.