Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia a 2ª fase da Operação Consilium Fraudis

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Polícia Federal inicia a 2ª fase da Operação Consilium Fraudis

A Polícia Federal iniciou, nesta sexta-feira (29/6), a 2ª fase da Operação Consilium Fraudis com o objetivo de desarticular uma associação criminosa, que atuava na Agência da Previdência Social do município de Ariquemes (RO), com o fim de obter benefícios previdenciários fraudulentos, geralmente pensões e aposentadorias de segurado especial, mediante o pagamento de propina.

Aproximadamente, 40 policiais federais estão cumprindo 13 mandados judiciais de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho (RO), Ariquemes (RO) e Alto Paraíso (RO).

Após a análise das mídias e documentos apreendidos na 1ª fase da operação, iniciada em março de 2017, foi detectada a concessão de benefícios previdenciários fraudulentos, com a participação de advogados, os quais requeriam benefícios instruindo os pedidos com documentos falsos. Mediante ajuste com os servidores do INSS, tais benefícios eram concedidos pela autarquia previdenciária.

O prejuízo apurado nesta fase é de, aproximadamente, R$ 650 mil. O prejuízo evitado pela operação policial foi de mais de R$ 3 milhões, considerando a expectativa de vida dos beneficiários.

A Justiça Federal também determinou o afastamento de dois servidores do INSS, a suspensão de 14 benefícios previdenciários, a suspensão do exercício da advocacia na área previdenciária de seis advogados com atuação em Rondônia, o afastamento do sigilo bancário dos investigados e a proibição de frequentarem qualquer agência da Previdência Social no país.

Os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação criminosa, falsificação de documentos, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistemas de informação, corrupção passiva e corrupção ativa, entre outros.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.