Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia 52ª fase da Lava Jato para investigar esquema de corrupção

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Polícia Federal inicia 52ª fase da Lava Jato para investigar esquema de corrupção

A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (21/6), a Operação Greenwich, 52ª fase da Operação Lava Jato. Nessa fase, as investigações avançam para a apuração de crimes praticados em prejuízo de subsidiárias da Petrobras, como a Petrobras Química S/A (Petroquisa). Mais uma vez o esquema criminoso identificado em várias oportunidades em contratações da Petrobras se repetiu também em suas subsidiárias.

Cerca de 40 policiais federais cumprem 11 ordens judiciais - um mandado de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão. As medidas estão sendo cumpridas nas cidades do Rio de Janeiro, Recife e Timbaúba, as duas últimas no Estado de Pernambuco.

As informações e provas reunidas até o momento demonstram que o Grupo Odebrecht foi favorecido na obtenção de contratos, em troca de repasses de recursos a funcionários da empresa, quer seja por meio da entrega de valores em espécie, quer seja por meio de remessas para contas bancárias estabelecidas no exterior. As contratações eram direcionadas com o estabelecimento de parâmetros que só poderiam ser atendidos por empresas do grupo investigado.

As investigações apontam para a prática de diversos crimes como a fraude em processos de contratação das empresas das subsidiárias da Petrobras em favor do Grupo Odebrecht, corrupção, crimes financeiros e lavagem de ativos.

Os presos serão escoltados para a sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR), onde permanecerão à disposição do Juízo da 13ª Vara Federal.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.