Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate extração e comércio ilegal de madeira

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Polícia Federal combate extração e comércio ilegal de madeira

A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (30/8), a Operação Tenetehara com o objetivo de desarticular esquema criminoso de extração e comércio ilegal de madeiras provenientes de terra indígena do Alto do Rio Guamá. Estão sendo cumpridos 10 mandados judiciais, sendo cinco mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão nos municípios de Belém, Viseu e Santa Luzia do Pará.  Participam da operação 28 policiais federais.

As investigações começaram nos primeiros meses do corrente ano, com o intuito de identificar responsáveis por desmatamento no interior da terra indígena. Foram localizadas quatro madeireiras que operavam clandestinamente, retirando, ilegalmente, madeira de área federal e vendendo o produto do crime em municípios do Pará, em Estados do Nordeste, além do Rio de Janeiro.

No período das investigações, também foi realizada fiscalização pela Semas, com o objetivo de apreender os produtos florestais extraídos e vendidos ilegalmente, bem como auxiliar na materialidade delitiva dos crimes investigados.

A PF estima que, por mês, eram retirados da área, aproximadamente, 4 mil metros cúbicos de madeira, o que representa, em termos financeiros, o montante de mais de R$ 2 milhões.

Os investigados responderão, além dos crimes ambientais, pelos crimes de receptação qualificada, corrupção ativa e passiva, com pena máxima de até 12 anos de reclusão.

O nome da operação faz referência à tribo habitante na terra indígena e significa “donos do cocar”.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.