Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos em Goiatins

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos em Goiatins

A Polícia Federal iniciou, na manhã dessa quarta-feira (8), a Operação Minima Moralia, terceira fase da Operação Bagration. A ação policial tem como objetivo apurar desvios de recursos públicos no município de Goiatins (TO).

Mais de 30 policiais federais cumprem oito mandados de busca e apreensão, emitidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Araguaína (TO), nas cidades de Goiatins, Itacajá e Palmas.

A investigação teve início após uma operação policial, denominada Bagration, em 27/7/2016. Após a análise de documentos e mídias apreendidos, foram constatadas diversas irregularidades relacionadas a licitações voltadas para a área da educação do município de Goiatins. Dentre elas, foram constatadas a utilização de notas fiscais em duplicidade a fim de justificar pagamentos ilícitos, preços superfaturados e contratação de empresas de fachada.

Com o aprofundamento da investigação, a partir da análise das movimentações financeiras dos envolvidos, bem como, de Relatórios de Inteligência Financeira emitidos pelo Coaf, foram descobertas diversas transferências de valores das empresas e responsáveis contratados, para ex-gestores da Prefeitura de Goiatins, o que produz fortes indícios de desvio de recursos públicos e corrupção passiva.

Os criminosos podem responder pelos crimes previstos no Artigo 90 da Lei 8.666/93 e Artigo 1º, inciso I do Decreto-lei 201/67.

O nome da operação significa “mínima moral”, qualidade da personalidade que deve pertencer ao domínio do espírito do gestor público no trato honesto e virtuoso da coisa pública.

 (Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.