Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro em São Paulo

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Polícia Federal investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro em São Paulo

A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (15/8), a segunda fase da Operação Rosa dos Ventos para apurar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro com sonegação fiscal em distribuidoras de combustível na região de Campinas.

Policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão, nas cidades de Campinas e São Paulo. Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Campinas.

Esta fase da investigação teve início com a análise do material apreendido na primeira fase, quando policiais federais encontraram indícios de que os investigados teriam um esquema com corrupção de um agente público, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, que, inicialmente, não haviam sido detectados.

A primeira fase da Operação Rosa dos Ventos foi iniciada há um ano, em 15/8/2017, após fiscalização da Receita Federal do Brasil constatar sonegação fiscal em uma distribuidora de combustível de Paulínia (SP). Foram investigados, naquele inquérito policial, crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro e falsificação de títulos públicos. Levantamentos feitos na investigação apontaram um prejuízo de R$ 5 bilhões em impostos sonegados e multas que deixaram de ser pagas pelos investigados e suas empresas, conforme créditos tributários constituídos definitivamente em tributos federais e estaduais.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e crimes contra a ordem tributária, penas de 2 a 12 anos de prisão e multa.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.