Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Hefesto combate corrupção em contratos públicos no Acre

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Operação Hefesto combate corrupção em contratos públicos no Acre

A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (13/9), a Operação Hefesto*, visando desarticular grupo criminoso que, de forma estruturada, fraudou contratos públicos no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais de 80 policiais federais estão participando da fase ostensiva da investigação. Estão sendo cumpridos 24 mandados, sendo sete mandados de prisão e 17 mandados de buscas e apreensão nos municípios de Rio Branco, Xapuri e Sena Madureira.

A operação é fruto de meses de investigação, que teve início quando integrantes do esquema criminoso, que agiam fraudando licitações de publicidade da Casa Legislativa no Estado do Acre, buscaram aliciar servidores públicos para que impedissem a atuação dos órgãos fiscalizadores.

O grupo é, também, investigado por tentativa de suborno a servidores da Justiça do Trabalho, com o intuito de encobrir o esquema criminoso para que não fosse descoberto pelos órgãos de fiscalização e persecução penal.

Os investigados poderão responder pelas práticas de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa, fraude à licitação e falsidade ideológica.

* Hefesto, na mitologia grega, é tido como deus do Trabalho, responsável por construir boa parte dos equipamentos dos deuses do Olimpo. O batismo da presente operação policial é uma referência direta ao local onde surgiu a informação que desencadeou a apuração dos atos ilícitos investigados.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.