Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Eletronorte deve pagar multa por descumprir decisão que afeta a comunidade indígena Krikati

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Eletronorte deve pagar multa por descumprir decisão que afeta a comunidade indígena Krikati

A Eletronorte deverá pagar multa de R$ 500 mil pelo descumprimento do prazo de seis meses para apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para a instalação da linha de transmissão de energia elétrica entre os Estados do Maranhão e do Pará, tendo em vista a potencialidade lesiva à comunidade indígena Krikati, que habita no local, e ao meio ambiente. A decisão é do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), na última sexta-feira (26), seguindo entendimento do Ministério Público Federal.

Inicialmente, a Justiça Federal no Maranhão condenou a Eletronorte a cumprir liminar para finalizar os estudos ambientais e submetê-los à aprovação do Ibama no prazo de seis meses. Entre outras determinações, a estatal também deveria implementar medidas mitigadoras e compensatórias, caso ficasse demonstrada a existência ou a potencialidade de danos. Os dois pontos não foram cumpridos e, na decisão de mérito, ficou estabelecida multa de R$ 500 mil, a ser destinada a beneficiar as Comunidades Indígenas Krikati afetadas pelo empreendimento.

Em recurso, a Eletronorte pediu ao TRF1 a anulação da multa, alegando que já adotou providências para a realização do estudo de impacto ambiental e que já despendeu recursos para o desenvolvimento sustentável da comunidade indígena, em razão de Termo de Ajustamento de Conduta firmado com os índios Krikati.

Para o MPF, a multa é justa e proporcional, na medida em que o EIA, constitucionalmente previsto, é imprescindível para o empreendimento. No parecer, a procuradora regional da República Carolina da Silveira Medeiros explica que o empreendimento foi implementado sem a elaboração do necessário e prévio estudo ambiental, o que não afasta a sua importância atual ante a necessidade de se aferir os danos suportados pela comunidade indígena e as medidas para mitigar os prejuízos causados.

Ela ressalta que foi dado prazo de seis meses para cumprir o mandamento judicial, tendo transcorrido, no entanto, mais de dois anos e seis meses sem a elaboração dos estudos, ou seja, um aumento de mais de cinco vezes do prazo judicial inicialmente fixado. "A Eletronorte reconhece o descumprimento da decisão, não solicita prorrogação de prazo e não estima uma data para cumprimento da obrigação, demonstrando total descaso e desrespeito com a Justiça e o interesse coletivo e difuso em questão, dando indicativos inequívocos de que não pretende cumprir a decisão", diz.

A decisão unânime da 5ª Turma do TRF1 seguiu voto do relator, desembargador Souza Prudente.

(Informações do MPF-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.