Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Civil neutraliza ramificações de uma organização de cibercriminosos no Maranhão

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Polícia Civil neutraliza ramificações de uma organização de cibercriminosos no Maranhão

Após 11 meses de investigações que visavam desmontar uma organização criminosa especializada em fraudes e roubos em contas bancárias, a Polícia Civil do Maranhão, por meio do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/Seic), em um trabalho conjunto com a Polícia Civil do Distrito Federal, cumpriu, na manhã dessa quinta-feira (29), mandado de prisão preventiva em desfavor de Isaac Vital de Lima, 35 anos. A prisão ocorreu no Bairro do Araçagi, Região Metropolitana de São Luís.

Segundo as investigações coordenadas pelas autoridades policiais da capital federal, a organização criminosa formada por Itamar Silva Pereira (preso), Mozart Rodrigues de Oliveira Júnior, Isaac Vital de Lima e demais indivíduos lesaram, por meio de furto mediante fraude, cerca de 33 mil contas bancárias em vários Estados do Brasil.

Ainda de acordo com as investigações, os criminosos infectavam os roteadores das vítimas por um sistema sofisticado de invasão e instalação de artefatos maliciosos nos computadores.

A Polícia Civil constatou que o maranhense Isaac tinha a função de auxiliar Itamar Pereira, apontado como o chefe da quadrilha, na invasão das contas bancárias.

As investigações devem continuar com o objetivo de rastrear todas as transações financeiras movimentadas por Isaac Lima, além de analisar o conteúdo dos computadores e celulares apreendidos e apurar se há o envolvimento de outros autores a fim de alcançar uma maior e eficaz produção de elementos probatórios que sejam suficientes para configurar, de forma detalhada e precisa, toda a estrutura hierárquica de uma possível organização criminosa, possibilitando a prisão de um número maior de integrantes.


Foi constatado que Isaac de Lima possui passagem pela Polícia Federal, em 2015, por fraude à Previdência Social.

Após atender a todos os procedimentos de praxe da polícia maranhense, o preso deve ser transferido para o Distrito Federal.

(Informações da SSP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.