Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate grupo criminoso especializado em tráfico internacional de drogas

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Polícia Federal combate grupo criminoso especializado em tráfico internacional de drogas

A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (22/11), a Operação Sem Saída no Mato Grosso e no Paraná, para desarticular organização criminosa ligada a megatraficante internacional, conhecido como Cabeça Branca, preso em 1º/7/2018. A ação de hoje é um desdobramento da Operação Spectrum, que está em sua 4ª fase ostensiva.

Aproximadamente, 100 policiais federais cumprem 18 ordens judiciais em Curitiba, em Brasnorte, em Tapurah, em Juara, Nova Maringá, no Paraná, e em Cuiabá, no Mato Grosso. Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, a organização criminosa, mesmo após a prisão do traficante, mantinha atuação em atividades criminosas. Nas ações desenvolvidas pela PF, destaca-se a Cooperação Internacional mantida entre a Polícia Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad), que culminou no encerramento de 41 empresas, apreensão de 42 mil cabeças de gado e o sequestro de 31 fazendas em solo paraguaio.

O objetivo desta fase é reunir alimentos probatórios da prática dos crimes de lavagem de dinheiro contra o Sistema Financeiro Nacional, organização criminosa, associação para o tráfico internacional de drogas, entre outros delitos. Somente nessa operação, o patrimônio arrecadado será de mais de R$ 100 milhões, considerando que somente em fazendas são mais de 11 mil hectares. Trata-se de uma das maiores operações da PF na desarticulação patrimonial de organização criminosa, com atuação no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

Os presos serão conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde permanecerão à disposição da Justiça.

 (Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.