Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Tritão contra fraudes a licitações na Codesp

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Polícia Federal inicia Operação Tritão contra fraudes a licitações na Codesp

A Polícia Federal iniciou, na manhã da última quarta-feira (31/10), a Operação Tritão*, com a Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Receita Federal e Ministério Público Federal, contra fraudes em licitações da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). O grupo atuava em processos licitatórios das áreas de tecnologia da informação, dragagem e consultoria.

Cerca de 100 policiais federais, oito auditores da CGU e 12 servidores da Receita Federal cumprem sete mandados de prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Santos, Guarujá, São Caetano do Sul, Barueri, Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Brasília (DF), todos expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal de Santos.

As suspeitas de irregularidades surgiram com um vídeo postado na “internet” no mês de setembro de 2016, no qual um assessor do presidente da Codesp confessava a prática de diversos delitos que aconteceram no âmbito daquela empresa. O inquérito teve início em novembro de 2017, após informação sobre o conteúdo do vídeo ser enviada pelo Ministério Público Federal à PF para que fosse feita uma investigação policial a partir dos fatos que ele narrava.

Os autos apontam irregularidades em vários contratos, que seriam realizados por meio de fraudes com agentes públicos ligados à estatal e a empresários. Entre as irregularidades apuradas, destacam-se contratações antieconômicas e direcionadas, aquisições desnecessárias e ações adotadas para simular a realização de serviços. Os contratos sob investigação perfazem um total de mais de R$ 37 milhões.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de associação criminosa, fraude a licitações, corrupção ativa e passiva, com penas de um a 12 anos de prisão.

* O nome da operação policial remete a Tritão, na mitologia grega, conhecido como o rei dos mares.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.