Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Tapiraguaia investiga desvios de recursos públicos de prefeitura

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Operação Tapiraguaia investiga desvios de recursos públicos de prefeitura

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal (MPF), iniciou, nesta quarta-feira (30/1), a Operação Tapiraguaia* com o objetivo de investigar um esquema de desvio de recursos públicos federais na Prefeitura de Confresa (MT).

Participam da ação cerca de 200 policiais e 14 servidores da CGU. Os mandados foram concedidos pela Subseção Judiciária de Barra do Garças (MT). Eles dão cumprimento a 61 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Cuiabá, Confresa, Canabrava do Norte e Porto Alegre do Norte, todas em Mato Grosso, e em Goiânia (GO) e Dourados (MS).  Os mandados foram concedidos pela Subseção Judiciária de Barra do Garças (MT).

Além dos mandados, a PF também cumpre a suspensão da função pública de agentes públicos, sequestro de bens, valores e imóveis dos envolvidos, além da proibição de acesso ou frequência à Prefeitura de Confresa (MT) e de contratar com a Administração Pública.

As investigações tiveram início em 2017, a partir de fiscalização realizada pela CGU em contratos nas áreas da educação, saúde e infraestrutura referentes aos anos de 2015 e 2016. Com o avanço das investigações, apurou-se que as empresas contratadas pela Prefeitura de Confresa (MT), por meio de montagem de processos e direcionamento da contratação, recebiam os pagamentos superfaturados e, em seguida, transferiam parte dos recursos para agentes públicos da prefeitura e para terceiros vinculados a esses agentes.

A PF realizou quebra do sigilo bancário dos investigados, apurando que o prejuízo à União pode ultrapassar, aproximadamente, R$ 4 milhões.

Os investigados irão responder por organização criminosa, desvio de recursos públicos e crimes licitatórios.

* A operação recebeu o nome de “Tapiraguaia”, tendo em vista esta ser a primitiva denominação do atual município de Confresa. É a junção dos termos “Tapirapé” e “Araguaia”, designação de nomes de dois rios da região norte mato-grossense.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.