Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Civil prende grupo criminoso especializado na prática de crimes patrimoniais contra instituições financeiras

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Polícia Civil prende grupo criminoso especializado na prática de crimes patrimoniais contra instituições financeiras

Na tarde dessa quarta-feira (9), a Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), em coletiva à imprensa local, esclareceu os resultados de uma operação que prendeu uma quadrilha especializada em crimes patrimoniais contra instituições financeiras, no Estado do Maranhão.

O início da operação se deu na última terça-feira (8), indo até a madrugada dessa quarta-feira (9), nas cidades de Peritoró, Presidente Dutra e Maracaçumé respectivamente. Nessas cidades, os agentes obtiveram êxito nas prisões dos seguintes indivíduos: Antônio Johan Morais da Silva, conhecido como Gordinho, 21 anos; Raimundo de Sousa Teixeira Filho, 32 anos; Francisco das Chagas da Silva Santana, conhecido como Nego Francisco ou Babuíno, 28 anos; e Jones Neres Silva, 21 anos.

A operação, coordenada pelo Departamento de Combate a Roubos a Instituições Financeiras (DCRIF) da Seic, conseguiu apreender: duas espingardas cal. 12; um fuzil cal. 7.62; uma pistola .40 com brasão da Polícia Militar do Pará; projéteis de calibres 38, .40, .380, .5,56 e 7,62, além de grande quantidade de explosivos prontos para a detonação.

Investigações

De acordo com o superintendente da Seic, delegado Carlos Alessandro, as investigações se iniciaram há seis meses, sendo possível rastrear e entender a logística da organização criminosa especializada na prática de crimes patrimoniais contra instituições financeiras no interior do Maranhão.

A dinâmica do bando funcionava da seguinte forma: Raimundo Filho armazenava as armas de fogo utilizadas pelo grupo. Gordinho transportava o armamento até os locais indicados pelo líder Nego Francisco, que é articulador e agenciador das ações criminosas. José Neres estudava o local e possíveis rotas de fuga.

Vale ressaltar que Nego Francisco já responde a processos pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e roubos, tendo sido identificado como coautor dos roubos praticados às agências bancárias da cidade de Buriticupu (em agosto de 2018), São Luís Gonzaga (em setembro de 2018) e Arame (no mês de dezembro do ano passado).

A quadrilha foi autuada, em flagrante delito, pelos crimes de organização criminosa armada e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Por conseguinte, foram encaminhados ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde ficarão à disposição da Justiça.

(Informações da SSP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.