Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Civil prende homem com documentos falsos tentando fraudar o INSS em Barra do Corda

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Polícia Civil prende homem com documentos falsos tentando fraudar o INSS em Barra do Corda

A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia Regional de Barra do Corda, efetuou, na tarde da última segunda-feira (21), a prisão de João Batista da Conceição, 55 anos, pelo crime de uso de documento falso e tentativa de estelionato contra o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) da cidade de Barra do Corda.

De acordo com o delegado Renilto Ferreira, as investigações levaram a polícia até João Batista, sendo ele flagrado no momento em que estava no balcão de atendimento do INSS tentando se passar por uma pessoa já falecida desde 2016, fazendo uso de documentos falsificados.

O homem estava solicitando fazer o requerimento de prova de vida do falecido para realizar o saque bancário do benefício, fraude que João Batista confessou no momento da prisão. Ele declarou aos agentes que receberia R$ 300 depois da concretização do crime.

Um segundo homem, identificado como Jair Ferreira de Sousa, 49 anos, foi apontado como o mentor intelectual dessa fraude e o falsificador desses documentos entregues a João Batista. É apontado, ainda, por vários outros crimes dessa mesma natureza.

Vale destacar, que Jair Ferreira é um dos principais criminosos de aplicações de fraudes contra o INSS na região. O modo da aplicação dos golpes é mediante a captação de cartões de pessoas já falecidas, assim como a falsificação de documentos e utilização de terceiras pessoas que recebem valores para se passarem por “laranjas” e se apresentarem para a realização da prova de vida no órgão.

Jair Ferreira já foi preso por três vezes pela prática desses crimes ora investigados, nos municípios de Barra do Corda, Tuntum e Pastos Bons respectivamente. Estima-se que essas fraudes resultem em prejuízos gigantescos ao INSS, causando danos a quem realmente tem direito a tais benefícios.

A polícia continua à procura de Jair Ferreira e designa o número de telefone (99) 9-9230-7936 para quem quiser informar o paradeiro do foragido. Reforça, ainda, que as informações serão mantidas em sigilo absoluto. 

(Informações da SSP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.