Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate fraude no comércio de veículos em Goiás e no Distrito Federal

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Polícia Federal combate fraude no comércio de veículos em Goiás e no Distrito Federal

A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (17), a Operação Cosplay* com o objetivo de combater crimes de falsidade ideológica e de lavagem de dinheiro na compra e venda de veículos usados no Estado de Goiás e no Distrito Federal.

Cerca de 120 policiais federais estão cumprindo 31 mandados de busca e apreensão nas cidades de Águas Lindas de Goiás (GO), Valparaíso (GO), Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Guará (DF), Paranoá (DF), Recanto das Emas (DF), Riacho Fundo (DF), Samambaia (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF), Vicente Pires (DF), Taquari (DF) e duas medidas cautelares de sequestro de veículos e de bloqueio administrativo no Detran, além das quebras dos sigilos bancários e fiscais dos envolvidos.

Durante as investigações, constatou-se a movimentação bancária de empresas fictícias em nome de “laranjas” que cediam seus nomes mediante pagamento para serem utilizados nas atividades empresariais fraudulentas. Também foi constatada a ocultação de patrimônio por meio de registros de propriedades de veículos automotores em nome de “laranjas” no órgão de trânsito, praticando o crime de lavagem de dinheiro por meio do comércio de veículos usados.

O principal investigado foi preso, em flagrante, pela Polícia Federal em outubro de 2017 por receptação de cargas de 72 TVs roubadas e, além disso, foram descobertas fortes evidências de que o indivíduo teria envolvimento com a prática de falsidade ideológica, movimentando contas bancárias em nome de terceiros, além de gerir empresas fictícias.

Os investigados responderão pelos crimes de falsidade ideológica e de lavagem dinheiro, com penas que podem chegar a 10 anos de reclusão.

* O nome é uma referência ao termo da língua inglesa Cosplay, que designa a representação de personagem com a utilização do vestuário que lhe caracteriza e deu nome à operação em referência à utilização de “laranjas” para ocultarem as verdadeiras identidades.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.