Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal e MPF combatem esquema de cobranças indevidas a prestadores de serviço

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Polícia Federal e MPF combatem esquema de cobranças indevidas a prestadores de serviço

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal iniciaram, nesta quarta-feira (6/2), a Operação Blackmail com o objetivo de reprimir esquema criminoso instalado no Distrito Sanitário de Saúde Indígena (DSEI) Xavante, localizado em Barra do Garças (MT). O grupo investigado agia por meio de intimidações e extorsões a trabalhadores contratados para prestar serviço no órgão.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, nas cidades mato-grossenses de Pontal do Araguaia e Barra do Garças. Os mandados foram expedidos pela Subseção Judiciária de Barra do Garças (MT).

Além dos mandados, a Justiça Federal também determinou a suspensão da função pública dos envolvidos, a proibição de ingressar na sede do DSEI e de manter contato com servidores e colaboradores que trabalham na sede do distrito.

As investigações tiveram início em outubro de 2018, a partir da entrega ao MPF de uma informação repassada por uma enfermeira. A profissional havia sido contratada pelo subsistema de saúde indígena, no qual ela relatou que foi coagida a pagar propina para que permanecesse no cargo. Como ela não realizou os pagamentos, passou a sofrer assédio moral para que pedisse demissão.

Depoimentos de outros funcionários apontaram que esta não foi a primeira vez que fato semelhante ocorre. Além disso, afirmaram que os investigados exigem a contratação de pessoas para as funções de prepostos e de empregados das prestadoras de serviço.

Os investigados poderão responder, criminalmente, por associação criminosa, concussão e extorsão, crimes previstos no Código Penal, bem como pela violação da Lei de Improbidade Administrativa.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.