Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga esquema de fraudes em empresas do setor madeireiro

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Polícia Federal investiga esquema de fraudes em empresas do setor madeireiro

A Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), iniciou, nessa terça-feira (5/2), a Operação Floresta Virtual 2 em Mato Grosso. A ação visa reprimir a atuação de empresários do setor madeireiro e engenheiros florestais que estariam fraudando os sistemas de controle e movimentação de produtos florestais (Sisflora/MT) e o Sistema-DOF.

Policiais federais deram cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão em endereços situados em Itaúba (MT), além da busca e apreensão de 19 veículos, aviões e sequestro de bens imóveis e valores mantidos em instituições financeiras relacionados direta ou indiretamente com os responsáveis pelas condutas.

As investigações apontam que os envolvidos permitiam o “esquentamento” de produtos florestais extraídos, ilegalmente, de áreas especialmente protegidas, como Áreas de Preservação Permanente, Unidades de Conservação e Terras Indígenas.

A apuração policial também indica que diversas madeireiras-fantasmas ou com baixo potencial produtivo foram constituídas pelos investigados em nome de interpostas pessoas (laranjas). Como consequência, possibilitava a produção e movimentação virtual fraudulenta de créditos de produtos florestais.

Conforme indicam as investigações, esses créditos seriam transferidos para empresas situadas em regiões com grande potencial madeireiro e objetivavam legalizar produtos florestais extraídos ilegalmente, burlando, assim, os órgãos de fiscalização. Dessa forma, os produtos com aparência de legalidade eram inseridos no mercado consumidor.

A partir do monitoramento sistemático dos sistemas de controle florestal, foi identificado que os investigados causaram prejuízos ambientais estimados em mais de R$ 15 milhões, apenas em 2018.

Os investigados responderão por crimes diversos contra a flora, furto e receptação de madeira, lavagem de capitais e falsidade ideológica.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.