Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Civil prende quadrilha por fraude em boletos de condomínio

sábado, 16 de março de 2019

Polícia Civil prende quadrilha por fraude em boletos de condomínio

A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), apresentou na tarde dessa sexta-feira (15), no auditório da Seic, um grupo suspeito de integrar uma associação criminosa, usando como “modus operandi”, a adulteração do código de barras de boletos de cobranças. Foram presos: Wennys Carlos de Sousa Oliveira, Isaac Pereira do Nascimento, Leide Dayana Dias Silva e Reinaldo Castro Araújo.

Durante a apresentação na Seic, foi repassado que os indivíduos envolvidos na ação criminosa foram presos durante a Operação Trojan Horse, que, após certo tempo de investigação, a Polícia Civil conseguiu prender o grupo pelo cumprimento dos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra os suspeitos.

Os criminosos realizaram o golpe contra o condomínio, identificado por Parque das Árvores – Grand Park.

Os policiais do Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos (DCCT) descobriram que o grupo está envolvido em fraudar boletos de cobranças de taxas condominiais. Eles tinham como “modus operandi” a adulteração do código de barras de boletos de cobranças, no qual mediante um sistema de computador, (“software” aplicativo – específico para condomínios), que criava esses boletos de cobrança. Uma vez pagos pelos condomínios, esses valores não eram creditados na conta do condomínio e, sim, na conta de uma pessoa jurídica (uma empresa gerida pelo grupo criminoso). Posteriormente, esse dinheiro era transferido das contas dessa empresa para as contas dos integrantes do grupo criminoso.

As informações repassadas pelo superintendente da Seic, delegado Carlos Alessandro, foram de que “a prisão dos alvos aconteceu na manhã dessa sexta-feira (15), contra: Wennys Carlos de Sousa Oliveira, 31 anos. Este o principal alvo. Ele foi preso no Bairro do Calhau, no Condomínio Grand Park das Águas. Presa ainda, em São Luís, a acusada Leide Dayana Dias Silva, 31 anos. Ela era ex-funcionária do Condomínio Residencial Parque das Árvores – Grand Park. A contribuição dela na ação criminosa era no sentido de facilitar a ação criminosa no condomínio. Reinaldo Castro Araújo, 38 anos. Preso, ainda, Isaac Pereira do Nascimento, 31 anos. Este foi encontrado na cidade de Vargem Grande, cuja empresa era usada para o golpe”, salientou o superintendente da Seic.

Desvio de R$ 500 mil do condomínio por meio de boletos falsos

O delegado do Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos (DCCT), delegado Odilardo Muniz, destacou, também, que “esta quadrilha tem causado prejuízos enormes ao Condomínio Residencial, Parque das Árvores – Grand Park, deixando o condomínio sem condições de manutenções básicas ou mesmo de sustentabilidade. Vale ressaltar que esta investigação foi iniciada em 27/9/2017, sendo extremamente complexa. Foram pedidos quebra de sigilo fiscal e bancário dos alvos e, com esses levantamentos financeiros, observamos justamente a empresa utilizada pelo Wennys para desviar o dinheiro do condomínio através de boletos falsos. Isso ocorreu nos anos de 2015, 2016 e 2017, sendo desviados mais de 500 mil reais durante esses três anos”, frisou o delegado Odilardo Muniz.

Após serem apresentados e ouvidos na Seic, o grupo foi autuado pelos crimes nos tipos penais: Art. 171., CP (estelionato); Art. 299., CP (falsidade ideológica); Art. 288., CP (associação criminosa); delitos previstos na Lei 9.613/1998 (lavagem de dinheiro).

Após as autuações, eles foram encaminhados ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde permanecerão à disposição da Justiça.

(Informações da SSP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.