Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal e ICMBio desmontam criadouro clandestino de pássaros exóticos na fronteira com a Argentina

terça-feira, 12 de março de 2019

Polícia Federal e ICMBio desmontam criadouro clandestino de pássaros exóticos na fronteira com a Argentina

Uma ação integrada por policiais federais, fiscais do ICMBio e do Iapar, além de integrantes da Força Nacional desmontaram, na tarde de ontem (11/03), no distrito de Alto Faradai, município de Capanema (PR), um criadouro clandestino de pássaros que funcionava numa propriedade rural daquela localidade.

O criadouro, o maior já encontrado em toda a região, tinha mais de 300 aves, dentre elas 10 pássaros silvestres de espécies ameaçadas de extinção. Os animais eram criados para fins comerciais e apresentavam indícios de maus-tratos, visto que ali não eram tomados os devidos cuidados sanitários e higiênicos, além de estarem alojados precariamente. No criadouro, havia alguns espécimes mortos.

Ao perceber a chegada da equipe policial e ambiental, um homem de 53 anos apontado como sendo o proprietário do lugar fugiu, tomando rumo ignorado, mas responderá a Inquérito Policial pelos crimes de maus-tratos e tráfico de animais. Também foram encontradas e apreendidas, aproximadamente, 60 gaiolas e armadilhas para captura de pássaros.

Diante dos fatos, os fiscais do Instituto Chico Mendes (ICMBio) multaram a propriedade em 45 mil reais, e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) também autuou a propriedade pela falta de condições sanitárias do criadouro clandestino, que foi interditado.

As espécies silvestres identificadas como trinca-ferros, pintassilgos, cardeais e azulões foram encaminhadas ao zoológico da Faculdade de Veterinária da Unisep, em Dois Vizinhos (PR). A Polícia Ambiental também foi acionada para autuar a propriedade e prestar apoio na retirada dos pássaros.

Essa é mais uma ação na fronteira sudoeste executada conjuntamente pela Policia Federal, ICMBio e Força Nacional.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.