Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em Santa Inês, três pessoas são condenadas por homicídio

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Em Santa Inês, três pessoas são condenadas por homicídio

O Tribunal do Júri da Comarca de Santa Inês condenou, em 10 de abril, Jhonatan dos Santos Reis, conhecido como Magrão; Luís Henrique Rocha Mendes, apelidado de Preguinho; e Werley Nogueira Leal, também chamado de Sula, às respectivas penas de reclusão de 18 anos e dois meses; 18 anos; e 20 anos, sete meses e 15 dias, em regime inicial fechado, pelo assassinato de Denilson Cassiano Matos. O crime foi cometido em 9 de junho de 2017.

Além de ter recebido diversos golpes de facão, a vítima foi decapitada e enterrada, como forma de tentativa de ocultação de cadáver.

Quatro adolescentes também participaram do assassinato e, atualmente, cumprem medida socioeducativa de internação, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Ministério Público do Maranhão denunciou os réus pela prática de homicídio qualificado (motivo torpe, meio cruel e mediante dissimulação que impossibilitou a defesa da vítima). Também como agravante, a Denúncia ministerial considerou que houve ocultação de cadáver e corrupção de menores.

Representou o MP-MA, na sessão, o promotor de Justiça José Artur Del Toso Júnior. Proferiu a sentença a juíza Denise Pedrosa Torres.

Motivo torpe

O crime teria sido motivado por uma cobrança feita por Denilson Cassiano Matos a um dos adolescentes envolvidos. A vítima exigiu o pagamento de uma dívida por compra de drogas. No momento da cobrança, Denilson Matos desferiu socos em dois adolescentes e, ainda, ameaçou os jovens de morte.

Em seguida, os dois adolescentes na companhia de Luís Henrique Mendes – que também já teria sido agredido por Denilson – planejaram o assassinato e chamaram outras pessoas para participarem do crime, integrantes de uma facção criminosa rival à da vítima.

Luís Henrique iniciou as agressões, desferindo uma paulada em Denilson. Em seguida, todos desferiram golpes de facão, culminando na decapitação e no enterro do corpo em uma cova rasa.

(Informações do MP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.