Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Aplique investiga grupo criminoso especializado em tráfico de drogas em SP e MS

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Operação Aplique investiga grupo criminoso especializado em tráfico de drogas em SP e MS

A Polícia Federal (PF) iniciou na manhã de ontem (23/4), nas cidades de São Paulo (SP) e Campo Grande (MS), a Operação Aplique para desarticular organização criminosa (Orcrim) especializada na prática de tráfico ilícito de droga e lavagem de dinheiro.

A PF cumpriu 14 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal de São Paulo (SP), em razão de representação penal feita pela Polícia Federal. O mandado de prisão preventiva, cumprido nessa data, decorrente do delito de lavagem de capitais, foi expedido em desfavor de um dos investigados que já se encontrava preso por tráfico de drogas no CDP de Guarulhos.

A investigação começou em julho de 2017, com o monitoramento de tráfico de entorpecente realizado por meio aéreo (helicóptero). Aguardando o pouso da aeronave na cidade de São Paulo, a PF surpreendeu cinco pessoas, portando grande quantidade de dinheiro em espécie. Na ocasião, o helicóptero abortou o pouso.

Outro investigado, no dia seguinte a esse fato, na cidade do Guarujá, fora preso por policiais federais da Delegacia de Santos (SP), na posse de 40kg de cocaína. As investigações continuaram e, em outubro de 2018, um dos investigados foi identificado e preso pela PF. De acordo com o que foi apurado, ele é considerado como o líder de organização criminosa, comandando tráfico internacional de drogas no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Nessa ocasião, aproximadamente, 40kg de cocaína foram apreendidos em bagagens com destino à Europa. Duas pessoas que transportavam a droga também foram presas em flagrante.

Posteriormente, com o intuito de desmantelar, financeiramente, a Orcrim, trabalho de inteligência policial da PF identificou inúmeras pessoas físicas e jurídicas utilizadas para ocultar e branquear os proveitos financeiros da atividade ilícita do tráfico internacional de drogas.

Apurou-se que a movimentação financeira em conta-corrente desse grupo estruturalmente ordenado ultrapassou trinta milhões de reais, sendo que a Justiça Federal deferiu pleito da autoridade policial visando sequestro bancário dos valores disponíveis.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.