Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal apreende mais de 7,5kg de rubi no Aeroporto das Cataratas

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Polícia Federal apreende mais de 7,5kg de rubi no Aeroporto das Cataratas

Uma ação conjunta da Polícia Federal e Receita Federal, no Aeroporto das Cataratas, apreendeu, na última terça-feira (16/4), mais de 7,5kg de rubis.

As pedras estavam na posse de dois passageiros, oriundos da cidade de Cascavel (PR), com passagem para Guarulhos (SP). Um deles se disse assessor de um vereador e que, pela primeira vez, viajaria de avião. Em São Paulo, uma "trade" venderia o minério em Portugal.

A apreensão se deu pelo fato de os passageiros não apresentarem a nota fiscal de origem, documento exigido pela legislação que regula a matéria. Também chamou atenção a "trade" ter emitido uma nota fiscal de transporte no valor de R$ 81 mil e um laudo de avaliação por gemólogo, que foi apresentado, apontar a mercadoria com o valor de U$ 3,6 milhões.

Os passageiros e o minério foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos legais.

Os detidos asseguraram que tinham a nota de origem guardada em algum lugar, mas não a apresentaram no decorrer do dia.

Eles foram liberados para responder inquérito instaurado por portaria, enquanto as pedras serão encaminhadas para exame pericial, a fim de estabelecer seu grau de pureza e valor real.

As investigações sobre o caso prosseguem.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.