Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga esquema de distribuição de cigarros contrabandeados no Espírito Santo

terça-feira, 9 de abril de 2019

Polícia Federal investiga esquema de distribuição de cigarros contrabandeados no Espírito Santo

A Polícia Federal iniciou, na manhã desta terça-feira (8/4), a Operação Guifit com objetivo de combater a distribuição de cigarros contrabandeados no Estado do Espírito Santo.

A operação contou com a participação de 32 policiais federais, que deram cumprimento a sete mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e empresa do grupo nos municípios de Vitória e da Serra (ES). Foram realizadas a prisão de um dos investigados e a apreensão de cigarros contrabandeados, dentre outros elementos de prova.

Entenda o caso

No dia 9 de janeiro de 2019, a Polícia Rodoviária Federal prendeu, em flagrante, um homem, após ser abordado em Marechal Floriano (ES), dirigindo um caminhão bitren carregado com 998 caixas de cigarros de fabricação estrangeira. O caminhão tinha as placas substituídas por outras falsas, o que era feito para dificultar as ações de fiscalização na rodovia e evitar abordagens policiais.

O condutor foi preso pela terceira vez, sob acusação de transportar cigarros contrabandeados. Em sede policial, ele foi autuado pela prática dos crimes previstos nos artigos 311, 330 e 334-A, do Código Penal, e Artigo 183, da Lei 9.472/97.

Com o desenvolvimento das investigações, foi possível identificar o grupo de pessoas e empresas associadas e responsáveis pelo transporte e distribuição de cigarros no Estado do Espírito Santo.

Crimes investigados

Os investigados responderão pelos crimes presentes no Artigo 334-A e Artigo 311, ambos do Código Penal c/c Artigo 1º, parágrafo 1ºda Lei 12.850, cujas penas variam entre dois a cinco anos de reclusão no primeiro, três a seis anos no segundo e três a oito anos no último.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.