Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal encontra uma tonelada de cocaína em carga de frutas

terça-feira, 14 de maio de 2019

Polícia Federal encontra uma tonelada de cocaína em carga de frutas

A Polícia Federal confirmou operação na tarde dessa segunda-feira (13/5), no Porto de Natal, que detectou, aproximadamente, uma tonelada de cocaína em carga de frutas que seguiria para a Holanda. Foi o terceiro caso de apreensão confirmado este ano, no Porto da Capital.

As primeiras aconteceram em fevereiro, quando mais de três toneladas da drogas foram encontradas em cargas de frutas que seguiriam para a Europa. A única empresa que faz o transporte de cargas de Natal para a Holanda chegou a suspender as atividades em março, para que o porto melhorasse as ações de segurança. As exportações foram retomadas em abril.

O tráfico internacional de drogas entre Natal e a Europa movimentou, pelo menos, 10,3 toneladas de cocaína em quatro meses. O principal destino foi o Porto de Roterdã, na Holanda, onde 7,5 toneladas foram interceptadas pela polícia do país em quatro operações e outras 3,2 toneladas foram apreendidas pela Polícia Federal no Porto de Natal, entre os dias 12 e 13 de fevereiro de 2019. Mas a Espanha também foi destino do tráfico. Em janeiro, a polícia espanhola interceptou 126 quilos de cocaína em cargas que saíram de Natal.



O porto de Roterdã é central na entrada de drogas na Holanda. O país é visto como ponto ideal para distribuir as drogas para toda a Europa pela posição geográfica e infraestrutura. Já a Espanha tem um histórico de apreensões que o põe como o segundo país europeu com mais histórico de droga. Em 2016, foram 15,6 toneladas encontradas, segundo relatório do Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência.

A movimentação financeira de 10,3 toneladas de cocaína é de, pelo menos, R$ 1,3 bilhão, segundo estimativa feita pela reportagem com base no relatório “A nova geração de narcotraficantes colombianos pós-Farc: ‘Os invisíveis”, do centro de pesquisa sobre o crime organizado Insight Crime. O estudo considera que o quilo de cocaína na Europa vale US$ 35 mil.

(Informações do Portal Codó Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.