Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal desarticula organização criminosa especializada em fraudes a licitações

domingo, 20 de outubro de 2019

Polícia Federal desarticula organização criminosa especializada em fraudes a licitações

A Polícia Federal iniciou, na última sexta-feira (18/10), a denominada Operação Blister com o objetivo de coibir crimes de corrupção no Estado de Rondônia, praticadas por uma organização criminosa, sediada na cidade de Vilhena (RO), que atuava principalmente na fraude a licitações da prefeitura.

Cerca de 40 policiais federais estiveram cumprindo dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Eleitoral em Vilhena (RO), nas cidades de Vilhena (RO), Cacoal (RO), Ji-Paraná (RO), Buritis (RO) e Porto Velho (RO). Também foi determinado o sequestro de bens e valores dos investigados, no montante de quase R$ 9 milhões.

Segundo as investigações, iniciadas em 2016, a organização criminosa possuía estrutura e articulação suficiente dentro de entes públicos para fraudar licitações e auferir vantagem indevidas.

As fraudes em procedimentos licitatórios envolveram certa empresa da região, com a prática de sobrepreço e consequente superfaturamento nas contratações realizadas com a Prefeitura de Vilhena (RO), as quais tinham como objeto a aquisição de nutrição especializada, medicamentos e materiais penosos destinados a atender às demandas da saúde pública municipal, com recursos oriundos do SUS.

Os indiciados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de corrupção ativa e passiva, crimes licitatórios, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

O termo Blister é uma alusão às embalagens de medicamentos que armazenam comprimidos, sendo estes um dos principais itens das licitações fraudadas pela quadrilha investigada.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.