Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação que combate organização criminosa que extorquia dinheiro de moradores de Cujubim (RO)

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Polícia Federal inicia operação que combate organização criminosa que extorquia dinheiro de moradores de Cujubim (RO)

A Polícia Federal iniciou, na manhã dessa quarta-feira (23/10), a Operação Deforest visando dar cumprimento a 16 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Ariquemes (RO).

Trata-se de inquérito policial instaurado em junho de 2019, a partir de notícia-crime encaminhada pelo Ministério Público Estadual em Ariquemes (RO), para apurar crimes perpetrados por suposta organização criminosa armada, voltada para a prática de homicídios, extorsões, ameaças e lavagem de dinheiro na zona rural do município de Cujubim (RO), especificamente na Linha 106 da região “Soldado da Borracha”.

Durante as investigações, iniciadas pelo MP-RO, foram empreendidas ações com o objetivo de neutralizar a organização criminosa, composta por empresários, agentes públicos (policiais), pistoleiros e outros indivíduos, especializados em intimidar e ameaçar agricultores da região de Cujubim (RO), com o objetivo de esbulhar terras na zona rural daquele município para depois vendê-las a outras pessoas ou extrair madeira ilegalmente.

Os integrantes da organização criminosa criaram uma estrutura armada para proteger os interesses fundiários do líder do grupo e, para tanto, valeram-se do poderio econômico e dos cargos nas forças de segurança para ameaçar, extorqui dinheiror e intimidar moradores da região denominada “Soldado da Borracha”.

Os indiciados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de associação criminosa, extorsão, esbulho possessório, ameaça e lavagem de dinheiro.

Cerca de 150 policiais federais participaram da ação dessa quarta-feira, cujos mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Ariquemes (RO), Cujubim (RO), Montenegro (RO), Porto Velho (RO), Manicoré (AM) e Araçatuba (SP).

O termo “Deforest” é uma alusão a atividade de desmatamento ilegal, um dos principais objetivos da organização criminosa após promover o esbulho das propriedades rurais.

Na mesma data, a Polícia Federal presta apoio operacional ao Gaeco-MP-RO no cumprimento de mandados judiciais em desfavor de integrantes da mesma quadrilha, mas relativo a investigação de associação ao tráfico de drogas, promovida pelo Ministério Público (Operação Cerne Branco).

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.