Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga informações de extorsão e ameaças em sindicato de São José dos Campos (SP)

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Polícia Federal investiga informações de extorsão e ameaças em sindicato de São José dos Campos (SP)

A Polícia Federal iniciou, na última quinta-feira (24/10), a Operação Pau na Gata* para desarticular organização criminosa voltada a prática de crimes de extorsão, ameaça e crimes contra organização do trabalho, em São José dos Campos (SP). São investigados alguns representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Mobiliário e Montagem Industrial de São José dos Campos e Litoral Norte (Sintricom).

Policiais federais deram cumprimento a mandados de busca e apreensão, nas sedes do sindicato em São José dos Campos (SP) e Caraguatatuba (SP). Em São José dos Campos (SP), foram apreendidos, na sede do sindicato, R$ 260 mil, em dinheiro, uma pistola com silenciador e com numeração raspada, munição para a pistola, um bloqueador de sinais de celular, computadores e documentos

Segundo apurado nas investigações, que tiveram início após informações formuladas por várias empresas terceirizadas prestadoras de serviço à Revap, em São José dos Campos (SP), a ação do sindicato era extremamente violenta, incluindo depredação de ônibus e de veículos particulares, ataques às residências de empregados das empresas, inclusive com disparos de arma de fogo, descumprimento de interditos proibitórios da Justiça do Trabalho, dentre outras.

As investigações terão seguimento com análise do material apreendido, audiências e levantamento de outras provas eventualmente necessárias ao esclarecimento dos fatos. 

* O nome “Pau na gata”, utilizado para batizar a operação, é referente à expressão utilizada por integrantes do sindicato para se referir à extorsão praticada contra empregados ou representantes das empresas

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.