Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal prende homicida em grupo de deportados

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Polícia Federal prende homicida em grupo de deportados

No último sábado (26/10), desembarcou em Belo Horizonte um voo oriundo dos Estados Unidos da América, trazendo 70 imigrantes deportados pelos Estados Unidos. Os brasileiros teriam tentado entrar ilegalmente naquele país, apresentando-se a policiais de fronteira na esperança de responder ao processo administrativo de imigração em liberdade – modalidade denominada “cai-cai”. Por vezes, os imigrantes maiores de idade teriam se valido de crianças e adolescentes (ou mesmo de maiores se passando por menores) para facilitar a entrada e permanência em território norte-americano.

No voo fretado pela agência federal norte-americana responsável por imigração e alfândega, a U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE), um policial da agência e 20 seguranças contratados garantiram a segurança da viagem, que também contou com a supervisão de uma enfermeira.

Dentre os deportados, retornou ao Brasil um homem, de 48 anos, que figurava na lista de Difusão Vermelha da Interpol. Ele foi preso pela Polícia Federal assim que desembarcou no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG). Tendo praticado homicídio qualificado em novembro de 2000, em Governador Valadares (MG), o preso foi condenado a seis anos de reclusão pela 3ª Vara Criminal daquela cidade. Após a sentença, o criminoso fugiu para os Estados Unidos, onde recentemente teria tentado matar um casal de brasileiros, na Flórida.

Em relação aos demais deportados, a Polícia Federal tomará o depoimento de cada um, em mais uma fase das investigações sobre o esquema de imigração ilegal.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.