Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal cumpre mandados de reintegração de posse nos municípios de Juazeiro e Casa Grande (BA)

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Polícia Federal cumpre mandados de reintegração de posse nos municípios de Juazeiro e Casa Grande (BA)

A Polícia Federal cumpriu, na manhã de hoje 25/11, com o apoio de outros órgãos de segurança pública e do Poder Judiciário Federal, mandados de reintegração de posse em favor da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

As localidades onde as medidas foram cumpridas estavam ocupadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e são conhecidas como Acampamentos Irani I, Irani II e Abril Vermelho; e estão localizadas nos municípios de Juazeiro e Casa Nova.

A área ocupada totaliza, aproximadamente, 1.727 hectares (19 lotes).

O início da invasão aconteceu em 2012, quando a área em questão já havia sido destinada ao projeto de irrigação Salite. Nesse mesmo ano, a Codevasf entrou com uma ação judicial pedindo a reintegração de posse. O cumprimento se dá agora, pois o processo judicial chegou à fase de sentença em 2019. A decisão foi expedida pela Justiça Federal de Juazeiro (BA), que também determinou ao Incra o assentamento das pessoas que ocupavam irregularmente a área da Codevasf.
A desocupação ocorre de maneira pacífica em todas as áreas, sem confronto entre os invasores e policiais.

A Codevasf disponibilizou ônibus para conduzir as pessoas até à nova área e caminhões para transportar os pertences e bens pessoais à localidade de assentamento.

A ação contou com a participação e apoio da Codevasf, Polícia Militar da Bahia, Polícia Militar de Pernambuco e Corpo de Bombeiros da Bahia, além dos grupos táticos da PF.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.