Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Appius para apurar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Polícia Federal inicia Operação Appius para apurar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal, em operação conjunta com o Ministério Público Federal, iniciou, na manhã dessa quinta-feira (7/11), a Operação Appius para apurar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A operação de ontem é decorrente da investigação desenvolvida na Operação Castelo de Areia, iniciada em 2009.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo e Fortaleza, todos expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo a pedido da Polícia Federal.

O inquérito policial tem origem em informações obtidas a partir da colaboração premiada de um dos investigados e apura o pagamento de propina por parte de uma empreiteira a agentes públicos, com o fim de suspender e anular a Operação Castelo de Areia.

A Operação Castelo de Areia foi iniciada em 2009 e apurava os crimes de fraude à licitação, corrupção, lavagem de dinheiro, dentre outros, praticados por representantes da mesma empreiteira e agentes políticos, para obtenção de contratos públicos.

 A ação penal decorrente dessa operação foi suspensa por um “habeas corpus”, concedido em 2010 pelo ex-presidente do STJ, no Plantão Judiciário. Em 2011, a Castelo de Areia foi anulada pelo mesmo tribunal.

 Fatos investigados na Operação Castelo de Areia vieram à tona com o início da Operação Lava Jato, como as irregularidades na construção da refinaria Abreu e Lima em Pernambuco.

 O inquérito policial apura os crimes de corrupção passiva e corrupção ativa, previstos no Código Penal, além dos crimes de lavagem e ocultação de ativos, previstos no Art. 1º da Lei 9.613/98.

 A investigação segue em segredo de Justiça.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.